Doenças Arteriais

Doença Arterial Obstrutiva Periférica

É uma situação que ocorre quando os vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades – como braços e pernas – estão obstruídos ou sofrem estreitamentos significativos.

Ela é mais comum nos membros inferiores, mas também pode aparecer nos superiores. Grande parte dos pacientes acometidos são assintomáticos, ou seja, não apresentam qualquer queixa ligada a doença.

Este fato pode dificultar o diagnóstico precoce, um ponto fundamental para o início do tratamento e a melhora das chances de uma evolução positiva da doença. A DAOP é mais frequente nos homens, mas também pode acometer mulheres.

Sua causa mais comum é a aterosclerose, fenômeno em que ocorre o acúmulo de placas de ateroma (gordura, proteínas, cálcio e células da inflamação) na parede dos vasos sanguíneos, sendo estas que causam os estreitamentos e obstruções, levando a dificuldade da progressão do sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos dos membros como músculos, nervos, ossos e pele.

O principal sintoma é a claudicação, ou seja: dificuldade para caminhar devido a dor intensa na panturrilha (batata da perna), eventualmente na coxa e glúteo e que cessa depois de alguns minutos de repouso.

Nos estágios mais avançados da doença podem haver: dor em repouso, redução da temperatura das pernas, formigamentos e, eventualmente, aparecimento de feridas pela falta extrema de suprimento sanguíneo.

Doença Arterial Carotídea

A doença arterial carotídea acontece quando há um estreitamento das artérias carótidas, as responsáveis por levar o sangue até o cérebro. Este estreitamento pode ser responsável por acidentes vasculares cerebrais (AVCs), também conhecidos como derrames.

O estreitamento das artérias é resultado do acúmulo de gordura no seu interior. Pequenos fragmentos dessa gordura podem se soltar e causar entupimento em artérias do cérebro, isso gera o bloqueio da passagem de sangue para uma determinada região, provocando uma isquemia.

Na maioria das vezes, a primeira manifestação é o derrame, há alguns casos em que o evento é passageiro, durando de minutos até algumas horas, e é chamado de ataque isquêmico transitório (AIT). Os sintomas, tanto do AVC quanto do AIT são similares e incluem: fraqueza e dormência de um dos lados do corpo, inabilidade de controlar os movimentos de uma perna ou braço, perda temporária de parte da visão, dificuldade de comunicação, tonturas e confusão mental.

Dependendo do grau de obstrução das artérias e da presença ou não de sintomas, o tratamento pode variar desde a mudança de estilo de vida e medicações, até a necessidade de uma cirurgia chamada endarterectomia carotídea – consiste na retirada das placas de gordura calcificadas do interior da artéria.

Doença Aneurismática

Aneurismas são dilatações dos vasos sanguíneos que podem acometer qualquer segmento do nosso corpo. Os vasos mais atingidos são a aorta, as artérias cerebrais e, mais raramente, as artérias periféricas e de órgãos intestinais.

Afeta mais homens do que mulheres e ocorre, normalmente, após os 50 anos de idade. Trata-se de uma patologia multifatorial que pode decorrer de predisposição genética ou outros fatores como hipertensão arterial, tabagismo, colesterol elevado, idade avançada e até mesmo alguns tipos de infecções.

Habitualmente, o diagnóstico é feito de forma incidental com um achado em um exame de imagem (USG, tomografia, ressonância, etc.). Porém, os aneurismas podem levar ao aparecimento de sinais e sintomas como uma tumoração pulsátil na barriga ou em outras regiões, dor por compressão de estruturas vizinhas, trombose da artéria acometida ou, em casos mais graves, a ruptura do aneurisma que configura uma emergência – infelizmente, nesses casos, as taxas de mortalidade são superiores a 90%.

O tratamento pode ser realizado de diversas formas: o acompanhamento clínico nos aneurismas de pequeno tamanho; tratamento cirúrgico para a retirada do aneurisma; sua exclusão e o tratamento endovascular através de pequenos acesos nas virilhas para a introdução de endopróteses; e outros dispositivos.